Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Crenças Limitadoras ... O que são? E como fazer para as eliminar?


As crenças limitadoras são crenças que nos limitam ou nos impedem de atingir os nossos objectivos e alcançar as nossas metas . 
Impedem ou limitam que possamos usar ao máximo todo o potencial das nossas capacidades, habilidades e talentos.
As crenças são como imãs. A pessoa acredita em algo e isso torna-se realidade!
Se acredita que a vida é difícil, está a conectar-se com essa verdade e a vida trará situações compatíveis com essa vibração ou energia que emana com o seu pensamento.
As crenças são representadas por todas as ideias que a pessoa viu, ouviu, sentiu ou concluiu e que se tornou  uma verdade absoluta para essa mesma pessoa.
Tudo o que as pessoas fazem (a forma como pensam, sentem ou agem ) é resultado das suas crenças  e por isso mesmo, é que as pessoas agem de forma diferente perante a mesma situação.
Na maioria das vezes as crenças foram  transmitidas e inseridas na nossa mente, durante a  infância ou adolescência e que se tornam-se na lente com que a pessoa percepciona o mundo. 

Existem vários tipos de crenças:

Crenças Hereditárias --> Que são representadas por tudo aquilo que a pessoa viu, ouviu e sentiu dos seus pais e familiares, como por exemplo: 
- "Nunca fazes nada de jeito" 
- "Deixas sempre tudo pela metade"
- "Nunca vais conseguir ser ninguém"
- "Nunca fazes nada certo"
- "Tens de ser como o teu irmão"
- "És muito burro" 
- "Não arrisques que é perigoso"
- "Se não tiveres um curso superior, não serás ninguém"
- "Não mereces nada!"
- "Vais ser sempre gorda a comer assim"
... entre milhares de outras crenças que ficam registadas para toda a vida no subconsciente e comandam a forma como a pessoa se movimenta no ambiente e no que se torna.

Crenças Sociais --> São crenças populares impostas pela sociedade e pela comunicação social, como por exemplo: 
- "É difícil ganhar dinheiro"
- "O mundo e muito perigoso", 
- "Os ricos são mais felizes"
- "É preciso ser magro para ser aceite"
- "Só é aceite se tiver estatuto e dinheiro"
- "Só é possível ganhar dinheiro se for corrupto"
- "Sem trabalho duro não se consegue nada"
... e tantas outras crenças que limitam cada um a seguir os seus sonhos.

Crenças pessoais --> São criadas a partir da experiência de cada um, na maioria das vezes de origem hereditária, que se tornam verdades e extremamente limitadoras, como por exemplo: 
- "Ninguém gosta de mim"
- "Eu não sou capaz"
- "Não tenho jeito para isto"  
- "Eu tenho que passar fome para emagrecer"
- "Eu nunca vou conseguir dinheiro suficiente"
- "Eu não tenho tempo para nada"
- "Eu não sou bom o suficiente"
- "É preciso de ser perfeito e eu não sou"
- "Não vou conseguir alcançar os meus objectivos"
- "Não sei tudo o que preciso saber"
- "Não me consigo organizar"
- "Não consigo aprender Inglês"
- "Eu sou velho demais para isso"
- "É melhor dar que receber"
- "Eu não posso fazer isto"
- "Eu não consigo fazer aquilo"
- "Eu não sei fazer isso"
- "Eu não sei como resolver este problema"
- "Os outros precisam mudar para minha vida mudar"
- "Quando conseguir isto/aquilo vou ser feliz"
- "Estou destinado a esta vida miserável"
- "Eu sou assim e já não consigo mudar"
- "Vou ser sempre pobre como a minha família"
- "O mundo está em crise, por isso tudo é difícil e complicado para mim"
- "Não é possível viver a fazer o que se ama"
- "Eu sou novo demais para conseguir isto"-
- "Eu não mereço ter sucesso"
- "Eu não consigo vencer na vida"
- "Eu não mereço coisas boas"
- "Eu não consigo ser feliz"
... e tantas e tantas outras crenças que impedem e limitam as pessoas de alcançarem a sua própria felicidade.

Enquanto as pessoas mantiverem as suas crenças limitadoras, continuaram a ter os mesmos resultados.
Eliminar crenças é pensar, questionar o que não  satisfaz e não traz felicidade e ressignificar. 
É assumir as responsabilidades pelos  pensamentos e acções, sair da zona de conforto e se não se conseguir fazê-lo sozinho, procurar ajuda, pois em pleno século XXI, não se justifica, tanta dor, tanto sofrimento e não faz qualquer sentido existir formas rápidas e eficientes para reprogramar a mente e ressignificar traumas, medos, mágoas, fobias, angústias, ansiedades, depressões e as pessoas continuarem  anestesiadas com químicos, sem procurarem as causas dos seus estados emocionais e dores físicas. 

Ser feliz é uma escolha e um estado de espírito que está acessível a todos... 
Basta procurar, acreditar em si e nas técnicas e métodos que o podem ajudar e muito, comprometer-se consigo mesmo que quer mudar, ter uma vida com mais qualidade física, mental, emocional e a mudança acontecerá exactamente como deseja para que possa alcançar o seu estado desejado e com que tanto sonha...

Texto da autoria de:
Susana Bastos
Mentora e Palestrante Motivacional
Trainer em PNL, Inteligência Emocional,

Linguagem Corporal e Micro Expressões

Hipnoterapeuta, Coach






Sem comentários:

Enviar um comentário