Além da Comunicação de que falei no texto 1 (ver no Blog) um outro princípio fundamental, para pessoas que querem desenvolver capacidades emocionais é sem dúvida o Auto conhecimento.
Cada pessoa precisa identificar, entender as suas emoções, pois só assim conseguirá gerir as suas reacções e acções e usar o que sente, bom ou mau, a seu favor.
Esta capacidade de gerir os sentimentos, vai proporcionar que a pessoa consiga ter Auto Controle, das suas emoções, e por consequência das suas acções, e este é o terceiro princípio fundamental, para a prática da Inteligência Emocional.
E por fim, um outro princípio é o Propósito, ou seja, a direcção que dá para as acções que realiza, com base nas emoções que o movem e que deverão ter como foco algo com sentido para si, na procura da sua realização e cumprimento da sua missão.
E como vivemos em sociedade, as relações com o outro são de extrema importância e é aqui que surge outro princípio também fundamental necessário para o desenvolvimento da Inteligência Emocional que é a Empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir como o outro se sentiria se estivesse exposto à mesma situação.
Compreender as emoções e sentimentos dos outros, tal como reconhecer o que acontece à nossa volta, é tão importante na Inteligência emocional, como identificar, reconhecer e gerir as próprias emoções e sentimentos.
Aprenda a identificar, reconhecer e saber gerir as suas emoções e sentimentos assim, como as dos outros!
Crie empatia com quem o rodeia e se cruza na sua vida.
Dê um pouco de si e absorva um pouco do outro.
Encontre o seu propósito e missão de vida.
Pois qualquer pessoa que tenha uma vida sem um Propósito e uma Missão, terá sempre uma vida vazia…
Susana Bastos