Pesquisar neste blogue

domingo, 9 de fevereiro de 2020

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL TEXTO 2




Além da Comunicação de que falei no texto 1 (ver no Blog) um outro princípio fundamental, para pessoas que querem desenvolver capacidades emocionais é sem dúvida o Auto conhecimento.
Cada pessoa precisa identificar, entender as suas emoções, pois só assim conseguirá gerir as suas reacções e acções e usar o que sente, bom ou mau, a seu favor.

Esta capacidade de gerir os sentimentos, vai proporcionar que a pessoa consiga ter Auto Controle, das suas emoções, e por consequência das suas acções, e este é o terceiro princípio fundamental, para a prática da Inteligência Emocional.

E por fim, um outro princípio é o Propósito, ou seja, a direcção que dá para as acções que realiza, com base nas emoções que o movem e que deverão ter como foco algo com sentido para si, na procura da sua realização e cumprimento da sua missão.

E como vivemos em sociedade, as relações com o outro são de extrema importância e é aqui que surge outro princípio também fundamental necessário para o desenvolvimento da Inteligência Emocional que é a Empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir como o outro se sentiria se estivesse exposto à mesma situação.

Compreender as emoções e sentimentos dos outros, tal como reconhecer o que acontece à nossa volta, é tão importante na Inteligência emocional, como identificar, reconhecer e gerir as próprias emoções e sentimentos.

Aprenda a identificar, reconhecer e saber gerir as suas emoções e sentimentos assim, como as dos outros!
Crie empatia com quem o rodeia e se cruza na sua vida.
Dê um pouco de si e absorva um pouco do outro.
Encontre o seu propósito e missão de vida.
Pois qualquer pessoa que tenha uma vida sem um Propósito e uma Missão, terá sempre uma vida vazia…

Susana Bastos

sábado, 8 de fevereiro de 2020

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Texto1


A realidade que temos do mundo depende da forma como observamos, filtramos e interiorizamos a informação que todos os dias nos chega.

As coisas têm o significado que lhes damos e é isso que determina o nosso estado emocional, determina a forma como pensamos, reagimos, agimos e iremos viver, assim como determina o que conseguiremos alcançar.

Um dos princípios fundamentais da nossa existência é a comunicação.
Como nos comunicamos internamente e por consequência com os outros e com o mundo.
Quando mudamos o nosso diálogo interno, ou seja, o nosso mundo interior, automaticamente o mundo exterior muda e tudo começa a fluir, sem ser preciso fazer grandes sacrifícios ou recorrer a fórmulas milagrosas, e isto é inteligência emocional.

Com inteligência emocional, usando as técnicas certas de pensamento, alimentando a cada dia um dialogo interno positivo, sentido de dentro para fora e ressignificando ao nível do subconsciente o passado, o que já não faz falta e condiciona o presente, assim como ressignificar as preocupações com o futuro, consegue-se SIM alcançar grandes resultados, atingir objectivos e realizar sonhos, pois a mudança consistente e persistente faz com que se atraia o que se deseja.
  
Resumindo a comunicação consigo mesmo determina o seu estado emocional e tudo o que atrai.

Susana Bastos